Respeitadas por muitos Mestres sejam eles Angoleiros ou seguidores da capoeira Regional, as mulheres são dedicadas a capoeira em si, preferindo esse ou “aquele” estilo de jogo. Sendo ele capoeira é o que vale, elas querem é entrar na roda e jogar.
Enfim a mulher veio colocar sua graça e delicadeza em um universo que antes somente pertencia aos homens como muitos outros onde elas vem se estabilizando e mostrando a que vieram, não para tomar conta, ou dominar, mas com a idéia de acrescentar, somar e deixar com certeza esses “ mundos” mais belos!!!!
Nas rodas de capoeira onde entram mulheres os rapazes sempre agradecem a presença delas por deixarem a roda mais bonita. E são elas cantadas em musicas pelo mundo inteiro, onde se contam as lendas que as mulheres eram disputadas em uma luta pelos jogadores. As canções trazem a mulher sempre com a saudade, a bela que abandonou o capoeira, ou a mulher que acompanha o jogador em sua vida. E assim até hoje, pois afinal quem lava os abadas ? Mas essas Marias, cantadas em versos de Bimba ou Pastinha, são as Marias de hoje, guerreiras, lutadoras incansáveis que provavelmente depois da roda vão embalar seus filhos, fazer a comida, lavar o abada, cantar uma cantiga de capoeira para por o pequenino para dormir.
(texto retirado www.muzenzacrianca.com.br/trajetoria.php
professora Criança)
Nos da Escola da Capoeiragem gostaríamos de cumprimentar a
todas as mulheres capoeirista ou não e render homenagens ao dia Internacional
das mulheres, parabéns a todas as mulheres, e em nossa Escola rendemos homenagens
a estas mulheres Mãe,
Guerreira e Capoeira:
Graduada Lua
Monitora Faisca




LINDO... AMEI... MUITO OBRIGADA ESCOLA DA CAPOEIRAGEM MURIAE - PROF. BABINHA.... COM CARINHO GAIVOTA
ResponderExcluirde nada Gaivota mais que merecido , grandes mulheres e grandes capoeristas , um abraço
ResponderExcluir